quarta-feira, 18 de agosto de 2010

TEM QUE QUERER!!!!!!

No que respeita à poupança de dinheiro talvez isto seja o mais dificil. È claro que todos os que lerem isto gostariam de ter mais dinheiro ou que este demorasse mais tempo a desaparecer da carteira. E a unica forma de isto vir a acontecer talvez seja gastar menos. Porém, para que isto aconteça de facto, tem que deixar de lado o «queria» gastar menos e passar a «querer» mesmo gastar menos. Tem mesmo, mas mesmo, de querer gastar menos.. Ou seja: tem de passar de uma boa ideia que existe na teoria para um forte desejo com o qual se comprometa do fundo do coração e com toda a sua alma.
Um exemplo: Uma pessoa que está numa situação financeira bastante dificil. Tem grandes dívidas resultantes da utilização de cartões de crédito e neste momento depara-se com o pagamento das contas. Ela diz desesperadamente que quer cortar nas despesas. No mês passado, fez uma viagem de avião para nova Iorque, para ir ao casamento de uma amiga, e comprou um vestido de 700 € para usar na cerimónia.
De facto essa pessoa queria gastar menos, porém se ela quisesse mesmo, bem lá no fundo do seu ser, nunca teria comprado um vestido naquele valor e provavelmente nem teria ido ao casamento.
Se quem estiver a ler este post se encontrar na mesma situação, lamentavelmente não se pode usar uma varinha mágica.
Pode-se dizer porém que precisa de encontrar motivação para querer mesmo gastar menos.
Onde encontrar essa motivação, depende de cada um .
No entanto pode aproveitar:
  • O ultimo aviso de pagamento da conta da água, luz ou gáz;
  • Uma carta do banco convocando para uma reunião com o gerente do emprestimo bancário;
  • Uma ameaça do companheiro/a em como a separação está eminente;
Ou pense pelo lado positivo, como a ideia do que poderá fazer quando conseguir juntar algum dinheiro, ou como se sentirá bem quando as dividas começarem a baixar.
Porém, enquanto estiver ocupada/o a pensar em formas viáveis de poupar dinheiro, precisa de procurar ainda mais afincadamente a motivação que lhe permitirá po-las em práctica.

Até mais ler

4 comentários:

  1. Oi carla,

    Já estive assim toda enrrolada e não conseguia pagar minhas contas e fazia mais!!!
    Depois que sai do emprego a 2 anos me conscientizei mais que o pouco que eu tenho, preciso guardar, pq não é todo mês que vou ter!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. nossa, falou tudo... eu sempre tento economizar mas nunca consigo. Todo mês tenho uma desculpa diferente! Dificilllll

    ResponderExcluir
  3. Bons conselhos!
    Obrigada pela força no meu blog:)
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. hj sou bem comedida nos gastos, e tento passar iso para os filhos.

    vc mora onde? no paraiso? pelo q disse no post com animais por perto e tal... e nao vou a um sitio, fazenda a tempos e sinto falta disso... minha mae vai a casa da minha tia no sitio e leou meu filho, ele voltou euforico, mas a correria aki é tanta q nao vamos... preciso rever isso. rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir