sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DICAS DE POUPANÇA

SAIBA QUANTO DINHEIRO TEM
Gasta mais ou menos do que ganha?
Por outras palavras: que quantia tem á sua disposição para gastar?
Quanto deve - em contas que não pode pagar, ou em empréstimos e cartões de crédito que tem vindo a amortizar?
Quanto é que gasta nas compras da casa?
Com que produtos e quanto gasta nas suas compras mensais?
Quanto gasta com os filhos, desde sapatos novos ás aulas de natação?
Quanto gasta em roupa, nas férias, nos carros, na decoração da casa, nas compras de Natal e aniversários, nas festas e com os seus passatempos preferidos?
Para onde vai o resto de dinheiro? (se restar alguma coisa)
Pense bem. Se está mesmo decidio/a a gastar menos, precisa de saber precisamente, quanto gasta agora, qual o seu ponto da situação e quanto lhe resta - ou falta - no final do mês.
È claro que pode conseguir fazer uma pequena poupança, de tempos a tempos, mas sem saber na realidade quanto dinheiro tem à sua disposição, não conseguirá saber onde é que ele é gasto desnecessariamente, onde é que terá naior margem de poupança, o que é mesmo necessario comprar, etc.
Sente-se com os antiquados papel e caneta, (escreva nas costas de um envelope. Não precisa de ir gastar dinheiro num bloco de notas expressamente para isto )e saiba ao certo quanto dinheiro é que dispõe, quanto gasta e onde é que o gasta. Depois de ter feito isto irá sentir-se melhor, pela simples razão de ter as respostas para todas as suas perguntas.

Até mais ler e bom fim de semana
Divirtam-se muito.... Dá para nos divertirmos á seria sem ter que gastar um cêntimo.

3 comentários:

  1. Divertir ou entrar em depressão porque o dinheiro não chega para tudo o que queremos e nalguns casos o que necessitamos...
    Mas eu anoto tudo ... Desde o café ao gasto mais crucial e necessário e acredita que este simples acto te faz não gastar em coisas estúpidas e desnecessárias.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla! Os teus posts servem para alguma coisa, sim. São muito úteis.
    Eu gosto muito de escrever as minhas despesas. O confronto com a realidade é duro mas ajuda para fazer os devidos ajustes em tempo útil, isto é, antes das dívidas!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma folha de excel com todas essas despesas, mas nao sou uma pessoa muito poupada...
    :(

    ResponderExcluir