sábado, 21 de agosto de 2010

DICAS DE POUPANÇA

LEMBRE-SE QUE O COPO JÁ ESTÁ MEIO CHEIO
É horrivel ter que gastar menos dinheiro.
Todas as coisas que temos de nos prescindir e que antes nos podiamos dar ao luxo de comprar.
Sentimo-nos deprimidas/os , não e verdade?
Mas não tem de ser assim.Não podemos ficar assim. Há coisas piores na vida, e há pessoas que vivem com muito menos que nós.
Só temos que ser optimistas..
Não podemos pensar: «Não posso comprar isto»; temos que pensar «Posso comprar aquilo».
Temos que procurar ter uma visão optimista da vida - podemos até brincar com isto.
Em vez de pensarmos que não podemos comprar algo, devido ao seu preço, podemos pensar:
« Se poupar durante algum tempo poderei comprá-lo».
Muito bem, pode acontecer que tenhamos que poupar durante meses ou até anos e pode acontecer que até nem desejamos tanto comprar isso ao ponto de justificar tal sacrificio - o que até é positivo. «Seja lá o que for, eu nem preciso daquilo !!!, tenho algo melhor onde gastar o meu dinheiro»
Se nos sentirmos deprimidos, é só porque queremos; portanto não nos vamos queixar.
Podemos com a mesma facilidade optar por manter a boa disposição e gastar menos.
É uma questão de hábito e com o passar do tempo isto será cada vez mais fácil, acabando por aprendermos a divertirmo-nos com ou sem dinheiro.
Estou a dizer a verdade.

Por exemplo:
Tinha pensado durante a semana ir até ao cinema com a Mary ver o Shrek.
Quanto ia gastar:
  1. 7 € nas entradas do cinema (e até temos sorte porque aqui neste sitio os bilhetes são baratuchos)
  2. 1.5 € num saco de pipocas
  3. Gasóleo para fazer 18 km
(Ahhhh, estou a esquecer-me de que se fossemos, levaria a minha sobrinha, ou seja, + 3.5 € no e bilhete e mais 1.5€ noutro pacote de pipocas)
Vamos a contas: 15 € , contas arredondadas.
Pensei bem durante o dia de ontem e que decidi:
Não vamos ao cinema. Depois do jantar, bebi café com o môriu (em casa), acompanhado com um licor de caramelo.
Entretanto chegou a minha sobrinha e que fizemos......... Jogámos UNO.
Bem tivemos 1hora e meia sensivelmente a jogar, a rir, as miúdas adoraram.... e melhor que tudo: POUPEI 15 €

Beijinhos, até mais ler...

Um comentário:

  1. A verdade é que a sociedade de consumo em que vivemos acaba por nos anestesiar e ficamos muitas vezes completamente condicionados sem capacidade de reagir a ela. Boas dicas, Carla! E gosto do teu optimismo!

    ResponderExcluir