NÃO ROO AS UNHAS
Utilidade
Muitas crianças roem as unhas . Fazem-no para acalmar a sua ansiedade. Sabem que é prejudicial , mas não conseguem controlá-lo. O que se pretende com este jogo é tratar este sintoma desde a sua causa.
Testemunho
A Marta começou a roer as unhas quando tinha 4 anos. Quando a mãe mostrou as suas mão aon pediatra, ele viu que a Marta tinha as cuticulas muito danificadas. No entanto ela não se queixava.
Quando o pediatra perguntou à mãe sobre a origem daquele comportamento, disse-lhe que começou em consequência do nascimento de um irmão.
Caracteristicas do jogo
Nº de jogadores - A mãe/pai e a criança
Idade- A partir dos 3 anos
Preferência horária - Indiferente
Materiais
Um bloco de apontamento sempre a mão
Muita paciência e uma grande dose de compreensão
Preparação
1 - Antes de começar tentar compreender , durante uns dias, o comportamento da criança
2 - Anotar as situações que motivam esta prática. Por exemplo se o faz a quando se senta a fazer os TPC's, quando é repreendida, quando esta a ver televisão...
3 - Anotar em que circunstâncias a criança não roi as unhas. Se está a brincar com outras crianças, a praticar desporto, quando está a mastigar algo...
4 - Anotar as mudanças importantes que ocorreram na vida da criança: uma separação, uma mudança de escola, de ama, a chegada de um irmão, ou se alguém dentro do âmbito familiar também tem esse hábito. Pode ser que a criança o faça por imitação.
Inicio do Jogo
1 - Depois de uma aálise profunda fale com a criança sobre o assunto:
"É muito importante que entre as duas/dois, CONSIGAMOS (não é tentar, deve-se sublinhar o objectivo)que deixes de roer as unhas. Por isso tens que me dizer porque é que achas que rois as unhas, e verás como encontraremos uma solução.Lembra-te que a mãe /pai, estão aqui para te ajudar."
2 - De seguida, anotar tudo aquilo que a criança disser sobre o porquê de roer as unhas e o que é que sente depois.
3 - Valorize muito o seu esforço. Celebre cada conquista
4 - Combinar uma pergunta secreta, um codigo para lembrar a criança de que está a roer as unhas e que não o deve fazer. Em vez de "Marta não roas as unhas", perguntar por exemplo "Marta há estrelas no céu?". Assim ela saberá a que se esta a referir.
5 - Manter as mãos da criança ocupada, para que ela não as leve a boca. "Quando ouvires a pergunta secreta, tens que dar pequenas pancadas na perna com as mãos"
6 - Finalmente deve premiar a criança no final de cada semana, pelo objectivo atingido.
Até mais ler!!
Muito interessante amiga... muito mesmo. Felizmente a minha Pikanina não roi as unhas, mas de certeza que se roesse este conselho teria sido super util.
ResponderExcluirbeijokas
E funciona?
ResponderExcluirMaravilhosa sua infromação!
ResponderExcluirFicou muito bem clara!
Parabéns!
Beijos!
Gostei, eu coloco verniz daquele que sabe mesmo mal,depois tenho que aturar o Ricky 2 dias a choramingar que sabe mal. Só que depois volta tudo ao mesmo.
ResponderExcluir